terça-feira, 21 de outubro de 2014

CB 650F E CBR 650F

Honda aposenta Hornet e lança CB 650F e CBR 650F no Brasil

Honda CB 650F e CBR 650F chegam ao Brasil                  

Honda CBR 650F (esq.) e CB 650F são as novas Honda peso-médio de quatro cilindros disponíveis no mercado brasileiro.
Com projeto mais racional que o da aposentada Hornet, motor com menos potência e mais torque, a nova família CB 650 chega ao Brasil como nova arma da Honda para conquistar os consumidores de motocicletas médias de quatro cilindros.
A linha será produzida em Manaus e terá duas versões: CB 650F (naked), a partir de R$ 28.990 (R$ 31.190 com ABS); e CBR 650F (carenada), por iniciais R$ 30.690 (R$ 32.890 com ABS).
SUBSTITUTAS DA HORNET?
Embora a fabricante insista que a família CB 650 não substitua as recém-aposentadas CB 600F Hornet e CBR 600F, a nova linha de 650 cc é a única opção da montadora neste segmento de cilindrada média. E não se trata de uma estratégia exclusiva ao Brasil -- ambas foram apresentadas no Salão de Milão de 2013 com o mesmo discurso.

A Honda teve de seguir as tendências do mercado e oferecer motos médias mais acessíveis, tanto no preço como na pilotagem. Atitude que a Yamaha tomou há quatro anos, quando aposentou a FZ6, de 600 cc, e "dividiu" o segmento entre a espartana XJ6, sucesso de vendas por aqui, e a esportiva FZ8, de 800 cc, que não chegou ao nosso mercado.
Carenada, a Honda CBR 650F vai custar a partir de R$ 30.690 no país (standard)
MAIS BARATA
A CB 650F chega custando cerca de R$ 3 mil a menos que a Hornet e aposta em um motor de 87 cv (11.000 rpm) e 6,4 kgfm de torque (a 8.000 rpm) -- a Hornet tinha 102 cv, mas o pico de torque era alcançado mais tarde, algo que comprova a proposta da empresa de criar um modelo mais amigável ao piloto iniciante e mais econômico no dia-a-dia.
Fora isso, a dupla é completamente nova. "Não partilha sequer um parafuso com a Hornet", declara Alfredo Guedes, engenheiro da fábrica japonesa. São duas motocicletas focadas em outro perfil de motociclista, sem esconder sua origem.

NOVO DESENHO
Criada por um grupo de jovens designers da Honda, a naked CB 650F assume uma identidade visual mais moderna. O farol alongado e o tanque (17,3 litros) ladeado por duas grandes aletas dão um porte robusto. A CBR 650F traz o mesmo conjunto óptico e estilo frontal, mas com carenagem integral. Na traseira, ambas têm rabeta com linhas minimalistas e lanterna de LED.

As duas versões, aliás, têm poucas diferenças. A CBR 650F se difere basicamente pela carenagem e pela adoção de uma nova mesa de direção, onde estão fixados os semi-guidões, que garantem posição de pilotagem mais esportiva. As pedaleiras, porém, estão posicionadas no mesmo lugar e até as dimensões são quase as mesmas: 2.110 mm de comprimento, 755 mm de largura, 1.120 mm de altura (a carenada tem a adição de apenas 25 mm na altura). A distância entre-eixos (1.450 mm) e a altura do assento (810 mm) são as mesmas em ambas.