terça-feira, 4 de novembro de 2014

Yamaha apresenta nova geração da R1 em Milão


yzfR1
A superesportiva agora tem 200 cv de potência máxima (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)


A apresentação da marca dos três diapasões no Salão de Milão foi carregada de emoção. E o mais exaltado no palco era Hiroyuki Yanagi, Presidente e CEO Global da Yamaha. “A Yamaha está desafiando o futuro'', disse ele em alto e bom som. Também pudera. O executivo estava prestes a revelar a nova geração da superesportiva YZF-R1. E assim o fez ao convidar Valentino Rossi para entrar em cena pilotando a nova moto.
O visual impressiona. As linhas  são visivelmente extraídas da YZR-M1, que compete na MotoGP e a inspiração futurista fica nítida nos faróis superiores em LED e os canos de escape convergem em uma única peça na lateral direita da moto. O motor permanece na arquitetura dos quatro cilindros em linha com 998 cm³ e com o virabrequim crossplane, mas agora é capaz de gerar 200 cv de potência máxima. A eletrônica foi privilegiada com controles de tração, derrapagem, modos de pilotagem, câmbio quickshift e freios ABS unificados. A moto pesa 199 kg em ordem de marcha.


R1M 
A R1M, à esquerda, traz suspensões de ajuste eletrônico  (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)


Jorge Lorenzo também participou da apresentação ao entrar com a R1M, uma edição especial da moto ainda mais focada nas pistas e com diversas peças em fibra de carbono. Pintado na cor prata, o modelo ainda conta pode salvar o setup e dados da pista do piloto em um tablet com conexão wireless por conta de um dispositivo com GPS localizado na rabeta.


TRACER 
Batizada de MT-09 Tracer, o modelo traz o mesmo motor tricilíndrico de 847 cm³ da moto que já está no Brasil  (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)


Outra novidade mostrada pela Yamaha em Milão é a MT-09 Tracer, a versão touring da tricilíndrica cuja imagem já havia vazado na internet. O motor é o mesmo tricilíndrico de 847 cm³ capaz de gerar 115 cv de potência máxima e a moto sai de fábrica com protetores de mão. As malas laterais rígidas são opcionais. (por Carlos Bazela)