
A superesportiva agora tem 200 cv de potência máxima (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)
A apresentação da marca dos três diapasões no Salão de Milão foi
carregada de emoção. E o mais exaltado no palco era Hiroyuki Yanagi,
Presidente e CEO Global da Yamaha. “A Yamaha está desafiando o futuro'',
disse ele em alto e bom som. Também pudera. O executivo estava prestes
a revelar a nova geração da superesportiva YZF-R1. E assim o fez ao
convidar Valentino Rossi para entrar em cena pilotando a nova moto.
O
visual impressiona. As linhas são visivelmente extraídas da YZR-M1,
que compete na MotoGP e a inspiração futurista fica nítida nos faróis
superiores em LED e os canos de escape convergem em uma única peça na
lateral direita da moto. O motor permanece na arquitetura dos quatro
cilindros em linha com 998 cm³ e com o virabrequim crossplane, mas agora
é capaz de gerar 200 cv de potência máxima. A eletrônica foi
privilegiada com controles de tração, derrapagem, modos de pilotagem,
câmbio quickshift e freios ABS unificados. A moto pesa 199 kg em ordem
de marcha.
A R1M, à esquerda, traz suspensões de ajuste eletrônico (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)
Jorge
Lorenzo também participou da apresentação ao entrar com a R1M, uma
edição especial da moto ainda mais focada nas pistas e com diversas
peças em fibra de carbono. Pintado na cor prata, o modelo ainda
conta pode salvar o setup e dados da pista do piloto em um tablet com
conexão wireless por conta de um dispositivo com GPS localizado na
rabeta.
Batizada de MT-09 Tracer, o modelo traz o mesmo motor tricilíndrico de 847 cm³ da moto que já está no Brasil (foto: Arthur Caldeira de Milão, Itália)
Outra novidade mostrada pela Yamaha em Milão é a MT-09 Tracer, a versão touring da tricilíndrica cuja imagem já havia vazado na internet.
O motor é o mesmo tricilíndrico de 847 cm³ capaz de gerar 115 cv de
potência máxima e a moto sai de fábrica com protetores de mão. As malas
laterais rígidas são opcionais. (por Carlos Bazela)